Universo Piauí Publicidade 1200x90
17/05/2024 às 13h43min - Atualizada em 17/05/2024 às 13h43min

G20 Social e Força-Tarefa começam nesta segunda, em Teresina

3ª Reunião é determinante para definir os instrumentos fundadores da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Mauricio Pokemon/MTur


Países do mundo inteiro estão representados por suas bandeiras na ponte Juscelino Kubitschek, em Teresina. É um sinal de boas-vindas a cerca de 50 delegações internacionais que chegam à capital do Piauí para os eventos do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, na próxima semana.

Pela terceira vez, países membros, convidados e organismos internacionais se reúnem para consolidar os termos finais da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, entre 22 e 24 de maio. A iniciativa foi criada dentro do G20 no Brasil pelo presidente Lula e é coordenada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O ministro Wellington Dias explicou: “Queremos, com uma aliança global, dar suporte e impulso político, recursos financeiros e cooperação técnica para apoiar a implementação direta de políticas de sucesso comprovado, em cada país que quiser participar”. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o caminho para trabalharmos juntos e vencer esse desafio, que aflige, segundo dados da FAO, cerca de 735 milhões de pessoas no mundo”.

O superintendente de Governança e Gestão da Secretaria de Governo do Piauí, Thyago Januário, lembra que “Promover essa reunião aqui tem uma simbologia especial porque o estado é referência na luta contra a miséria e a insegurança alimentar”.

Além de organismos internacionais, entre as delegações, estão, por exemplo, representantes do Japão, República da Coreia, Arábia Saudita, Singapura, Bangladesh, Angola, Austrália, Egito, Índia, Estados Unidos, França e China. A reunião, de caráter técnico, ocorre a portas fechadas, ao longo de três dias, no Centro de Convenções de Teresina. 

Durante o encontro na capital piauiense, serão definidos os instrumentos fundadores da Aliança a serem firmados, em junho, durante reunião ministerial no Rio de Janeiro, momento em os membros fundadores, parceiros e financiamento para o lançamento da Aliança Global serão anunciados. Em novembro, a Cúpula do G20 dará lugar ao lançamento em alto nível da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Além da 3ª reunião da Força-Tarefa, a capital piauiense abriga, na segunda-feira (20.05), uma série de eventos do G20 Social, promovidos pelo MDS, em parceria com o Governo do Piauí e da Secretaria-Geral da Presidência da República. Grande parte é aberta à população e à imprensa.

“Teresina está de braços abertos e preparada para receber os eventos, tanto do G20 Social quanto da reunião da Força-Tarefa. O governo está empenhado para oferecer estrutura e segurança a altura desses eventos de alto nível”, afirma Thyago Januário. “Já notamos movimentação na cidade, nos hotéis, e tivemos uma recepção muito boa por parte da sociedade em relação à programação. Alguns eventos já estão lotados”, adianta.

O G20 Social foi anunciado pelo presidente Lula na 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, em Nova Délhi, na Índia, quando o Brasil assumiu simbolicamente a presidência do bloco.

O objetivo da iniciativa é ampliar a participação de atores não-governamentais nos processos decisórios do G20. Também visa garantir espaço para as diferentes vozes, lutas e reivindicações das populações e dos agentes não-governamentais dos países que compõem as maiores economias do mundo.

O ponto alto do G20 Social será a Cúpula Social, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, as duas no Rio de Janeiro. 

Com informações da Assessoria de Comunicação – MDS
Link
Tags »
g20
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp