Universo Piauí Publicidade 1200x90
30/03/2023 às 14h16min - Atualizada em 30/03/2023 às 14h16min

Carla Yáscar Belchior toma posse como defensora-geral do Piauí

Dentre as metas de sua gestão está levar as ações da Defensoria Pública para mais cidades do interior do estado

Imagem: CCom

A defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior foi empossada, nesta quinta-feira (30), como Defensora Pública Geral do estado do Piauí para o biênio 2023/2025. A solenidade de posse foi realizada no Theatro 4 de Setembro e contou com a presença do governador Rafael Fonteles, além de diversas autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário, bem como representantes de movimentos sociais do estado.

Durante a posse, a nova defensora geral afirmou que na sua gestão deve trabalhar para estruturar ainda mais o órgão, de modo a expandir cada vez mais as ações da Defensoria Pública por todo o Piauí. “Estamos presentes em 31 das 63 comarcas do estado. Estamos nas maiores cidades, mas queremos cuidar dessa expansão para que a gente chegue, de fato, em todos os locais em que existam pessoas em situação de vulnerabilidades que precisam do nosso atendimento”, explicou Carla Belchior.

Atualmente, a Defensoria Pública do Piauí possui 114 defensores e está presente em 31 comarcas com defensorias instaladas e 29 comarcas não possuem sede da defensoria instalada. Nestes locais, a Defensoria Pública presta serviço à população por meio do projeto Defensoria Itinerante.

Carla Belchior ainda afirmou que vai dar continuidade ao trabalho realizado pelo ex-defensor geral, Erisvaldo Marques dos Reis. “A gente tem um trabalho já na gestão do Dr. Erivaldo, na qual eu era subdefensora geral. E nós tivemos importantes avanços. Agora nós vamos continuar buscando fortalecer a defensoria pública, trabalhando com muita seriedade e buscando levar cada vez mais assistência jurídica para o povo piauiense”, ressaltou.
 

Posse da defensora-geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar (Regis Falcão)

Sobre os avanços em sua gestão, o ex-defensor geral, Erisvaldo Marques dos Reis, aproveitou o momento da posse para fazer um balanço. Para ele, sua gestão se encerra com o dever cumprido de ter humanizado ainda mais as ações da Defensoria Pública. “Humanizar a gestão, esse foi o principal foco da nossa gestão. Levar a Defensoria para mais próximo das pessoas através dos projetos. Muito foi realizado, como a reforma e ampliação da sede principal da Defensoria, a nova sede em Picos, além de vários investimentos na Tecnologia da Informação, frota de veículos renovada, capacitação dos defensores e dos servidores. Mas, tudo isso era apenas meios para que a Defensoria tivesse um atendimento mais humanizado”, detalhou o defensor.

O ex-defensor geral ainda ressaltou que as ações realizadas durante sua gestão darão para Carla Bechior a oportunidade de avançar ainda mais. “Vamos deixar a casa arrumada e ela terá condições de fazer ainda mais e realizar uma gestão até melhor do que a atual. Ela tem um enorme potencial, já conhece a casa, era subdefesora geral. Então, ela sabe por onde caminhar e por onde avançar”, afirmou.

Para o governador Rafael Fonteles, Carla Yáscar Belchior deve fazer um bom trabalho à frente da Defensoria Pública. “Não tenho dúvida que ela à frente da Defensoria Pública continuará realizando um grande trabalho como foi feito pelo Erisvaldo e pelo os que o antecederam nessa instituição, que é forte e parceria do poder executivo na defesa das pessoas de baixa renda, assegurando assistência jurídica para que elas possam acessar direitos tão relevantes para sua cidadania”, disse o governador.

Rafael Fonteles ainda lembrou que já autorizou uma suplementação de R$ 3 milhões para a Defensoria Pública dentro do orçamento de 2023.

Posse da defensora-geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar (Regis Falcão)

Quem é a nova defensora pública geral

Carla Yáscar Belchior é natural de Brejo Santo (CE) e chegou ao Piauí em dezembro de 1992, aos 11 anos de idade. Ingressou na Defensoria Pública em 16 de maio de 2008. Na Instituição, teve uma intensa trajetória nos quadros da Defensoria Regional atuando, entre os anos de 2008 a 2020, em Água Branca, São Gonçalo do Piauí, Demerval Lobão, Luzilândia, Matias Olímpio, Joaquim Pires, Barras, Campo Maior e União. Na Regional também acumulou o trabalho exercido no cargo de coordenadora auxiliar das Defensorias Regionais. Atualmente, é titular da 11ª Defensoria Pública Criminal de Teresina, da qual estava afastada para cumprir as funções de subdefensora pública geral, cargo ocupado nos dois mandatos do defensor público geral, Erisvaldo Marques.

Carla Yáscar Belchior também coordena com êxito os projetos: Defensoras Populares e Força-Tarefa Defensorial. O primeiro já capacitou 400 lideranças comunitárias femininas do Piauí e de outros estados da Federação para que se tornem agentes multiplicadoras de direitos humanos e direitos das mulheres junto às suas comunidades. O segundo é realizado junto aos presídios, visando dar celeridade aos processos e desafogar o sistema penitenciário do Piauí.

Fonte: CCom


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp