Universo Piauí Publicidade 1200x90
27/03/2023 às 16h27min - Atualizada em 27/03/2023 às 16h27min

Teresina é uma das quatro cidades do Brasil com melhor desempenho na iluminação pública no Brasil

Em Teresina, o serviço de iluminação pública é conduzido pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb)

- PMT

A capital Teresina foi eleita uma das quatro cidades do Brasil com melhor desempenho na modernização da iluminação pública, e será destaque nacional no Fórum da Associação das Concessionárias de Iluminação Pública, que acontece nesta terça-feira (27), em São Paulo (SP).

Em Teresina, o serviço de iluminação pública é conduzido pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), por meio do consórcio Teresina Luz. O trabalho de modernização – substituição de luminárias antigas por lâmpadas de LED – foi realizado em 20 meses, gerando redução de 72% no gasto mensal com iluminação dos espaços públicos.

Se antes, o município de Teresina precisava investir mensalmente R$ 3,2 milhões com iluminação, hoje o custo fica em torno de R$ 1,3 milhão. O impacto positivo na receita do município é resultado de um empenho da gestão do prefeito Dr. Pessoa.

“Todo o investimento feito, sobretudo com muito trabalho, propiciou essa economia aos cofres públicos, no entanto, o principal resultado dessa modernização da iluminação pública é o bem-estar e segurança da população de Teresina”, ressalta o prefeito.

O sistema de iluminação pública de Teresina é coberto por telegestão da rede (sistema desenvolvido a partir de uma rede de comunicação sem fio) em 20% dos pontos. Por meio da telegestão, é possível programar o acionamento e o desligamento das lâmpadas de LED, identificar falhas, como lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, e regular a intensidade da luz emitida. Somado a isso, as equipes de manutenção não precisam se deslocar para detectar possíveis erros, uma vez que o sistema envia notificações.

Há ainda a perspectiva de que a cobertura por telegestão seja ampliada, com o projeto estruturado pela Caixa Econômica Federal.

Segurança pública

A modernização da iluminação já apresenta resultados na segurança pública de Teresina. Segundo o presidente da Eturb, João Duarte, dados da Secretaria de Segurança do Piauí indicam que o índice de criminalidade na capital caiu em 38%. Espaços públicos da cidade, como praças e parques, se tornaram mais frequentados.

“Essa informação fornecida pela Delegacia Geral comprova que não é só a sensação de segurança que aumentou, a boa iluminação também está desestimulando a investida dos criminosos”, afirma o presidente da Eturb.

Teresina Luz

A Teresina Luz é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) constituída especialmente para a execução do contrato de concessão administrativa para prestação dos serviços de iluminação pública, compreendendo a expansão, modernização, eficientização e operação do parque luminotécnico da cidade de Teresina, pelo período de 20 anos.

Fórum nacional

O evento que acontece nesta terça-feira (28) em São Paulo terá a participação de representantes de instituições do governo, profissionais do setor e representantes de empresas nacionais e multinacionais, para debater perspectivas, a legislação e a regulação de novas tecnologias nos sistemas de iluminação pública no Brasil.

Na ocasião, será lançada a 3ª Edição do Panorama da Participação Privada no Setor Iluminação Pública, que traz números inéditos relacionados ao tema


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp