Universo Piauí Publicidade 1200x90
25/03/2023 às 12h39min - Atualizada em 25/03/2023 às 12h39min

Programa de Aquisição de Alimentos beneficiou mais de 30 mil agricultores familiares no Piauí

O PAA tem um importante papel na garantia da segurança alimentar

Foto: Geirlys Silva

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) já beneficiou milhares de produtores da agricultura familiar no Piauí, gerando emprego, renda e garantindo a comida na mesa. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), desde sua criação (em 2003) o PAA envolveu 39 mil produtores piauienses, produzindo mais de 38 mil toneladas de alimentos e  beneficiando 22 mil instituições.

O PAA tem um importante papel na garantia da segurança alimentar para a população, além de incentivar e fortalecer a produção da agricultura familiar, uma vez que os produtos adquiridos são distribuídos gratuitamente às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, através de instituições de assistência social.

A previsão com o relançamento do programa, realizado na última quarta-feira (22), é  que o programa tenha um papel estratégico para mudar, mais uma vez, a realidade socioeconômica da população brasileira. Isso porque, de acordo com pesquisa realizada pela Rede PENSSAN, os domicílios rurais tiveram mais dificuldade de acesso ao alimento do que aqueles em áreas urbanas.

A pesquisa também mostra que entre os domicílios rurais, a agricultura familiar sofreu maior impacto da crise econômica, mas foi especialmente afetada com a redução de políticas públicas, como o PAA, voltadas para o pequeno produtor. Durante a epidemia da Covid-19, os agricultores tiveram ainda dificuldade de comercialização dos produtos, o que resultou no agravamento da insegurança alimentar no campo.

Fonte: SAF


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp