Universo Piauí Publicidade 1200x90
24/03/2023 às 18h46min - Atualizada em 24/03/2023 às 18h46min

Sasc realiza Encontro de Integração das Religiões de Matriz Africana e combate à Discriminação Racial

Encontro foi concretizado através da Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários e aconteceu no Memorial Esperança Garcia

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos realizou, nesta sexta-feira (24), no Memorial Esperança Garcia, em Teresina, o Encontro de Integração das Religiões de Matriz Africana e Combate à Discriminação Racial. O evento foi promovido pela Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários. Na ocasião, foram abordados temas como racismo religioso, variedade das religiões de matriz africana, suas diferenças e igualdades e como lidar com o preconceito e racismo dentro da religião. A roda de conversa também contou com músicas e danças.
 

“A proposta é que possamos fazer uma integração entre as nossas matrizes africanas, porque dentro da matriz africana nós temos o Candomblé, Umbanda, Quimbanda, temos várias denominações, e um dos grandes desafios nosso, enquanto religião, é a gente conhecer a realidade de cada denominação e, aqui hoje, a gente quer conhecer quais são as demandas,’’ comentou a superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar.

Um dos outros temas que também foi abordado durante o encontro foi a intolerância religiosa entre a grande diversidade de religiões, não apenas as de matriz africana. “A gente está em um estado considerado um dos estados mais católicos, mas também é um estado que tem muitas casas de matriz africana, então como é que a sociedade está lidando com essa diversidade religiosa tão importante, esse questionamento que a gente tem feito é para compreender como essa sociedade, que tem tantas pessoas de outras religiões, e nós também estamos inseridos nela,’’ reforçou a superintendente.

A roda de conversa teve a participação de representantes de terreiros, da Defensoria Pública, da Secretaria de Segurança e outros órgãos e entidades.  E além das discussões sobre o tema, teve apresentações musicais e de dança.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp