Universo Piauí Publicidade 1200x90
23/03/2023 às 20h34min - Atualizada em 23/03/2023 às 20h34min

FMS elabora protocolo de oncologia para agilizar atendimento de pacientes com câncer

A iniciativa vai agilizar o atendimento dos pacientes; início imediato do tratamento pode salvar vidas

Imagem: FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) apresentou o 1º Protocolo de Encaminhamento para primeira vez do atendimento em oncologia pelo SUS aos gestores municipais, estaduais e federais envolvidos no atendimento nos 224 municípios do Piauí. Participaram da reunião a presidente da FMS, Clara Leal, diretores da FMS, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS), Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), Hospital Universitário (HU/UFPI) e Hospital São Marcos.

O diretor de regulação da FMS, Maycon Moreira, explica que as fases para a operacionalização do protocolo estão sendo realizadas. “Os médicos da atenção básica e de especialidades da FMS já participaram de treinamento para o preenchimento desse protocolo quando o paciente for diagnosticado com câncer. A outra etapa é apresentar na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)”, diz.

A oncologista clínica da FMS, Sávia Normando, destacou aspectos relacionados ao novo protocolo e fluxos de encaminhamento do paciente oncológico no SUS. “Aqueles pacientes que precisam de diagnóstico e tratamento devem ter agilidade e dessa forma foi desenvolvido na FMS esse protocolo que busca priorizar o atendimento e direcioná-los para as instituições especializadas. Sabemos que cerca de 90% da população do Piauí utiliza serviços do SUS e que a principal causa de morte relacionada a qualquer patologia dentro da saúde pública relaciona-se ao câncer”, explica.

A presidente da FMS, Clara Leal, diz que a criação desse protocolo pela FMS é de suma importância. “ Vai agilizar o atendimento dos pacientes oncológicos e o início imediato do tratamento pode salvar vidas”, fala.

Fonte: FMS


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp