Universo Piauí Publicidade 1200x90
23/03/2023 às 18h40min - Atualizada em 23/03/2023 às 18h40min

Defesa Civil segue em alerta e monitora nível dos Rios em Teresina

Diante das fortes chuvas das últimas semanas em toda Teresina, o Parque Encontro dos Rios, localizado no Bairro Poty Velho, na zona norte de Teresina apresentou uma elevação do volume de água dos principais rios que banham a capital. A Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF) vem acompanhando o monitoramento do esperado aumento no nível de água. A vistoria foi realizada nesta quinta-feira (23) e contou com a presença do Secretário Carlos Ribeiro, do gerente de Operações, Marcos Rolf, além dos bombeiros civis.

Após a vistoria, a Defesa Civil Municipal realizou um levantamento e monitoramento das áreas ribeirinhas entre o Rio Parnaíba e o Rio Poty. Segundo o gerente de Operações, Marcos Rolf, “os dados coletados indicaram um aumento considerável no volume do rio, mas segue dentro da normalidade, apesar de existir uma tensão sobre isso, devido o vazamento da barragem que está em torno de 1.300 m³/seg, o que deixa a Defesa Civil de Teresina em alerta.

Segundo o secretário da Defesa Civil, Carlos Ribeiro, as equipes da Defesa Civil Municipal continuam com os monitoramentos dos rios e das habitações das famílias ribeirinhas. “Estamos aqui no Bairro Poty Velho, no Encontro dos Rios, acompanhando e realizando o monitoramento do aumento das águas dos Rio Poty e do Rio Parnaíba, devido ao aumento da barragem da Boa Esperança que passou ontem por 1300 m³/seg, que anteriormente era 800m³/seg”, pontuou o secretário Carlos Ribeiro.
 

No Parque Encontro dos Rios, a parte destinada à circulação de pessoas e a área dos quiosques não estão alagadas, no entanto a Defesa Civil isolou o local e está em alerta, orientando os responsáveis dos quiosques para fazer o remanejamento, uma vez que já se retiram.

Ainda de acordo com o secretário, a Defesa Civil continua prestando assistência aos chamados em locais com risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e problemas estruturais de residências por todas as zonas urbanas e rurais da capital.

Orientações

A Defesa Civil de Teresina está intensificando as atividades de monitoramento do volume das águas na capital. Isso porque o crescimento dos índices pluviométricos em todo o Piauí tem refletido no aumento da vazão dos rios Poti e Parnaíba. A Defesa Civil pode ser acionada por meio do número 199 para atendimentos e emergências.

A Defesa Civil ainda alerta para alguns cuidados que podem ser evitados como: contato com água suja; muita atenção com energia; evitar ir para debaixo de árvores; em caso de cheia, deixar imediatamente o imóvel; em casos de rachaduras, chamar imediatamente órgãos responsáveis; não deixar que crianças nadem ou brinquem na água e na lama de enchentes, pois, além do perigo das enxurradas, elas podem ficar doentes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp