Universo Piauí Publicidade 1200x90
22/03/2023 às 14h05min - Atualizada em 22/03/2023 às 14h05min

Termo de Cooperação garante cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência

O prefeito Dr. Pessoa falou da importância da luta pelos direitos das pessoas com deficiência

Imagem: Rafael Sérgio/Semcom

Na manhã desta quarta-feira (22), data em que é comemorado o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou Termo de Cooperação Técnica autorizando a realização de cursos de capacitação profissional voltados para essas pessoas. A assinatura aconteceu durante a comemoração do 23° aniversário do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Evento realizado na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

O prefeito falou da importância da luta pelos direitos das pessoas com deficiência e enfatizou que a prefeitura está à disposição para sempre contribuir com a causa.

“Esse é um dia simbólico, onde prestigio o aniversário de uma entidade tão importante como o Conade, que presta relevantes serviços na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, e autorizo a realização de cursos profissionalizantes para essas pessoas. A Prefeitura de Teresina é uma grande apoiadora dessa causa”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

Para comemorar o aniversário do Conade, a Semcaspi realizou uma Manhã de Cidadania, com o tema: “Referenciar, Debater e Incluir”, ofertando os seguintes serviços: corte de cabelo; maquiagem; esmaltação; design de sobrancelhas; atendimento do Programa Abrace Nós; concessão de Passe Livre Municipal e orientações de saúde.

A presidente do Conade, Gilmara Costa, pontuou que hoje a entidade comemora seu aniversário reforçando a pauta da luta das pessoas com deficiência.

“São duas datas comemorativas, o aniversário do Conade e o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, são datas que não podemos deixar passar e temos que batalhar pelos direitos dessas pessoas com deficiência e também colocar em pauta a questão das políticas públicas, para que elas sejam retiradas do papel. Hoje também é um dia de cobrança, para que essas pessoas com deficiência sejam vistas dentro da sociedade como merecem”, disse Gilmara Costa.

O secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, ressaltou a parceria com o Conade nas ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

“A gestão do prefeito Doutor Pessoa tem feito avanços com relação às pessoas com deficiência. Hoje a gente tem muito que comemorar, temos projetos como o Abrace Nós, um projeto belíssimo voltado à pessoa com deficiência, temos algumas casas para acolher e atender essas pessoas e um centro de referência, todas essas unidades são voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência. O Conade é nosso parceiro e soma muito com a gente no que diz respeito s políticas públicas, fiscalizando, orientando e participando ativamente  junto com a gestão, para atender mais e pessoas”, afirmou o secretário.

Cursos profissionalizantes

O Termo de Cooperação Técnica autoriza a realização dos cursos profissionalizantes através da Fundação Wall Ferraz (FWF) em parceria com a Fundação Abrace Nós, vinculada à Semcaspi.

Segundo o presidente da Fundação Wall Ferraz, Maykon Silva, serão ofertados sete cursos totalmente gratuitos exclusivamente para pessoas com deficiência.

Fonte: Semcom


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp