Universo Piauí Publicidade 1200x90
21/03/2023 às 10h16min - Atualizada em 21/03/2023 às 10h16min

Dia Internacional das Florestas enfatiza relação benéfica para a saúde

Desmatamento, ação de insetos, incêndios e secas causam o desaparecimento de dezenas de milhões de hectares por ano

Foto: Pnuma/Manuel Acosta

 

Estudos revelam que uma visita a um ambiente florestal pode provocar a queda da pressão arterial e da pulsação, além de reduzir a substância com influência nesses problemas de saúde, o cortisol.

Na celebração, as Nações Unidas ressaltam como tem sido crucial o manejo florestal sustentável e o uso dos recursos desse setor para combater as mudanças climáticas e contribuir para a prosperidade e o bem-estar das gerações.

A lista de funções utilitárias das matas inclui seu papel na redução da pobreza e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

Mudança climática

Para a saúde humana, os benefícios envolvem purificar a água, limpar o ar, capturar carbono para combater a mudança climática, fornecer alimentos, medicamentos e melhorar o bem-estar.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, faz um apelo para que os países possam proteger estes recursos naturais que por ano desaparecem 10 milhões de hectares por causa do desmatamento. A quantidade equivale ao tamanho da Islândia.

Estudos revelam que uma visita a um ambiente florestal pode provocar a queda da pressão arterial

Estudos revelam que uma visita a um ambiente florestal pode provocar a queda da pressão arterial

© CIAT/Neil Palmer
Estudos revelam que uma visita a um ambiente florestal pode provocar a queda da pressão arterial
 

A ação danosa de pragas de insetos é outro fator causando perdas florestais de cerca de 35 milhões de hectares anuais. O Fórum das Nações Unidas sobre Florestas promove o diálogo entre governos e incentiva a adoção de políticas para manter o recurso.

Mesmo com benefícios ecológicos, econômicos, sociais e de saúde inestimáveis, as florestas também estão ameaçadas por incêndios e secas sem precedentes.

Perdas florestais

Foi em 2012 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o Dia Internacional das Florestas para celebrar e sensibilizar o público sobre a importância de todos os tipos de matas.

A decisão incentiva os países a empreender esforços locais, nacionais e internacionais para organizar atividades envolvendo florestas e árvores, como campanhas de plantio.

Fonte: ONU News

 

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp