Universo Piauí Publicidade 1200x90
18/03/2023 às 11h23min - Atualizada em 18/03/2023 às 11h23min

Dr. Pessoa sugere entregar gestão do HUT ao governo do Piauí

Rafael Fonteles e Dr. Pessoa se reuniram nesta sexta-feira, no Palácio de Karnak

Imagem: Cidade Verde

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), propôs em reunião no Palácio de Karnak que o governo do Estado faça a gestão do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O assunto foi uma das pautas na reunião que acontece no final da tarde desta sexta-feira (17) entre o governador Rafael Fonteles (PT), Dr. Pessoa e secretariado.

Antes de iniciar a reunião, Dr. Pessoa antecipou a imprensa que trataria exclusivamente sobre questões relacionadas aos serviços de saúde da capital. Segundo ele, a intenção é que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) se responsabilize apenas pelo atendimento primário e secundário.

“A dificuldade é tão tal que o espírito do prefeito vem desarmado. Até mesmo a saúde terciária se o governo quiser eu dou de mão beijada. Já ofereci para o secretário de Saúde do estado do Piauí. Ficaríamos só com a saúde primária e secundária. Entregaria sem dúvida nenhuma, principalmente o HUT onde o investimento é em torno de R$ 14 milhões ao mês e o investimento governo do estado é de aproximadamente R$ 3 milhões”, disse Dr. Pessoa.

O prefeito destacou que Teresina tem arcado com grandes investimentos nos serviços saúde, que consomem boa parte da Receita Corrente Líquida (RCL) do município, mas tem sofrido com a queda dos repasses federais e estaduais. Segundo ele, a ideia da reunião é alinhar a solução dessas e outras demandas do setor.

“O que queremos é trabalhar nessa harmonia, para termos uma saúde de maior qualidade. O que a prefeitura deve tem que pagar. Se não pagar de uma vez, trabalhar o diálogo para que seja dividido, pago e honrado. Ao governo mesma coisa, tanto que essa é uma visita de amizade”, frisou o gestor.

 reunião entre o prefeito e o governador contou com a presença de integrantes de suas respectivas equipes administrativas como o secretário municipal de Planejamento, João Henrique, que admitiu a possibilidade de outros assuntos serem tratados no encontro.

Joao Henrique citou que devem ser discutidas parcerias no âmbito da educação e da segurança pública, mas também desconversou sobre a possibilidade da crise do transporte coletivo da capital entrar na pauta da reunião com o governador.

“O estado entende que já fez a parte dele no transporte público. Já aprovou a lei na Assembleia, onde pode entrar também nesse subsídio que a prefeitura paga”, disse o secretário

Após cerca de três horas de reunião, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) classificou como positiva o saldo da reunião com o governador Rafael Fonteles (PT) na tarde desta sexta-feira (17). 
“Foi uma reunião republicana e respeitosa que com certeza absoluta irá ter resultados marcantes na administração municipal e estadual. Foi uma conversa de integração, de trabalharmos juntos para termos um resultado melhor”, destacou.

Com informações Cidade Verde

 


Link
Tags »
hut
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp