Universo Piauí Publicidade 1200x90
16/03/2023 às 10h02min - Atualizada em 16/03/2023 às 10h02min

Chesf aumenta vazão do reservatório de Boa Esperança

A determinação da companhia leva em conta a previsão de ocorrência de chuvas na região

Imagem: Eletrobras

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) informa que, a partir desta quinta-feira (16), vai aumentar a vazão de saída no Reservatório de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba. O novo patamar será de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.

 

A ação acontece em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na região, e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do Reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento, que se encontra com 68% do volume útil no dia de hoje.

 

A Eletrobras Chesf ressalta que seja fortemente evitada pelas comunidades ribeirinhas a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, e destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada. 

 

Boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na noite desta quarta-feira (15) revela que em Teresina e em Timon, o nível do Rio Parnaíba estava em torno de 3,35 m, e a previsão é que diminua para 3,30 m na manhã desta quinta. Em Barão de Grajaú e Floriano, o Parnaíba estava com 3,49 m e deverá chegar para 3,98m hoje.

 

O boletim também aponta que em Luzilândia, a previsão é que o Rio Parnaíba chegue na cota de atenção com 4,10 metros na manhã desta quinta (15).

 

Em Barras, o Rio Marataoan, que já ultrapassou o nível de alerta, deve permanecer com 4,02 metros. A cota de inundação é de 4,20 m.

 

Em Esperantina, o Rio Longá, continua aproximadamente no nível de alerta, com 6,22 metros. A cota de inundação é de 7,40m.

 

Em Teresina, o rio Poti deve continuar na normalidade nesta quinta-feira, com 3,12 metros.

Fonte: Eletrobras


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp