Universo Piauí Publicidade 1200x90
15/03/2023 às 19h33min - Atualizada em 15/03/2023 às 19h33min

Procon de Teresina comemora quatro anos de criação com índice de resolutividade de 84,34%

O consumidor que desejar fazer alguma reclamação ou denúncia pode formalizá-las junto ao Procon Municipal

Imagem: Divulgação

O Procon Municipal de Teresina, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), comemora nesta quarta-feira (15), quatro anos de serviços prestados à população, data em que também é celebrado o Dia do Consumidor.

De acordo com o órgão, de 2019 até o mês de fevereiro de 2023, o índice reclamações formalizadas ao Procon Municipal foi o total de 5.679. Nesses quatro anos de funcionamento as estatísticas apontam para resultados positivos, com um percentual de resolutividade de 84,34%, o que significa dizer que apenas 15,66 % de conflitos foram encaminhados para o Poder Judiciário.

Durante o ano de 2022, segundo dados do Procon, o ranking de reclamações foi liderado mais uma vez, pelos serviços essenciais de água e energia, seguidos por serviços de telefonia, bancários e comércio.

Para o coordenador do Procon Municipal de Teresina, Bráulio Melo, o órgão vem atuando para proteger, de forma efetiva, os direitos e as garantias dos consumidores. “Desde 2019, estamos prestando orientação jurídica e formalizando o registro das reclamações dos consumidores através de vários canais de atendimento, buscando por meio de mediação e conciliação, a resolução rápida e consensual das demandas da população teresinense”, afirmou o coordenador.

“A prova de que estamos no caminho certo é a considerável taxa de resolutividade das demandas, já que em 2023 alcançamos o percentual de 83,7%. Além disso, outras ações como o Procon Itinerante, campanhas de negociações de débito como o Conciliar para Comemorar, Mutirão do Consumidor, o Projeto Selo Procon e ainda as ações educativas e fiscalizadoras em estabelecimentos comerciais da cidade”, pontuou o coordenador.

O consumidor que desejar fazer alguma reclamação ou denúncia pode formalizá-las junto ao Procon Municipal, de forma presencial ou através do email: proconteresina@gmail.com, com um resumo da reclamação em anexo, além de uma cópia do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos relativos à reclamação, tais como: nota fiscal, contrato, identificação do fornecedor e CNPJ.

A sede do Procon Municipal de Teresina fica localizada na Rua Manoel Nogueira Lima, n° 1347, no bairro Jóquei. Mais informações: (86) 99513-1273.

Fonte: Procon


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp