Universo Piauí Publicidade 1200x90
14/03/2023 às 17h18min - Atualizada em 14/03/2023 às 17h18min

Semec apresenta ações realizadas no âmbito do Plano Municipal da Primeira Infância

O PMPI sintetiza as diretrizes, metas e ações voltadas a crianças de 0 a 6 anos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) apresentou nesta terça-feira (14), no Centro de Formação Profissional Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, as ações já realizados pela instituição no âmbito do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), elaborado pela Prefeitura de Teresina, por meio de vários órgãos da administração municipal, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (Seplag), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) e apoio da Urban 95.

O PMPI sintetiza as diretrizes, metas e ações voltadas a crianças de 0 a 6 anos. É um instrumento político e técnico, construído com participação das diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, poder legislativo, judiciário e sociedade civil, e que contempla a escuta e participação das crianças.

“Temos o objetivo de atender bem as nossas crianças e estamos sempre buscando estabelecer parcerias neste propósito. É uma satisfação trabalhar com a Semplan no PMPI”, afirma o secretário executivo de Ensino da Semec, Reinaldo Ximenes.

Uma das etapas de elaboração do documento foi a escuta das crianças para saber o que pensam e desejam sobre temas como educação, lazer, acessibilidade, saúde, trânsito e meio ambiente. Foi realizada em setembro de 2022 com alunos de quatro Centros Municipais de Educação Infantil: CMEIs Santa Francisca Cabrini, Joel Mendes, Sagrado Coração de Jesus e Vila Bandeirantes. A partir do resultado dessa escuta a Semec elaborou algumas ações, que foram apresentadas à Seplag.

Entre as ações já executadas pela Semec está o “Bairros Amigáveis à Primeira Infância”, parceria da Urban com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bernard van Leer. As intervenções têm o objetivo de melhorar o acesso e uso dos serviços das crianças, dos pais e dos cuidadores. Contempla os CMEIs Tia Mônica e Professor Roberto Freitas, ambos na zona Norte de Teresina, com ações como revitalização de praças, pintura de equipamentos urbanísticos e plantio de mudas de árvores frutíferas.

 

Outra ação a ser implementada é o Balaio de Livros, projeto de consultoria e formação em serviço destinado a equipes que trabalham com a primeira infância, oferecido pela Urban 95/Centro de Criação e Imagem Popular – CECIP. Vai reaizar a qualificação de profissionais (Semec, Fundação Cultural Monsenhor Chaves e Centro da Juventude) na formação leitora e mediação para a primeira infância por meio de encontros formativos. Será executado entre abril e novembro deste ano.

“As políticas públicas no Brasil sempre foram focadas nos adultos e é extremamente importante trabalhar ações voltadas para as crianças, porque assim elas têm melhor qualidade de vida, se desenvolve melhor. Com a Semec, estamos alinhando as políticas públicas voltadas para a Primeira Infância, que envolve educação, alimentação e outros aspectos importantes”, diz Jivago Gonçalves, secretário executivo de Planejamento Estratégico e Gestão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp