Universo Piauí Publicidade 1200x90
10/03/2023 às 14h45min - Atualizada em 10/03/2023 às 14h45min

Piauí apresenta redução em notificações de Dengue, Zika e Chikngunya

Piauí apresenta redução em notificações de Dengue, Zika e Chikngunya

- Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, nesta sexta-feira (10),  o Boletim Epidemiológico de arboviroses referente a 10ª semana epidemiológica de 2023. De acordo com os últimos dados, Dengue, Zika vírus e Chikungunya apresentaram redução no número de notificações registradas em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados do boletim registra desde a 1ª semana epidemiológica do ano vigente até o momento atual, apresentando um comparativo com o mesmo período de 2022.

O número de casos notificados de dengue apresentou uma redução de 68,3% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 1.049 notificações de 60 municípios em 2023, enquanto em 2022 foram registrados 3.307 notificações em 121 cidades piauienses. Barra D’Alcântara, Água Branca, Barro Duro, Miguel Leão e Esperantina são os cinco municípios piauienses com maior incidência da doença durante as últimas dez semanas epidemiológicas. O estado não registrou óbitos por dengue em 2023.

Em relação à Chikungunya, o boletim mostra que o estado apresentou uma redução de 5,5% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado. São 606 notificações em 23 municípios no ano de 2023 contra 641 notificações de 43 municípios durante as dez primeiras semanas epidemiológicas de 2022.  Também não há registro de óbitos pela doença em 2023  no estado.

Mesmo com essa redução, o supervisor de entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, alerta para a importância da população continuar atuando para impedir o surgimento de criadouros do mosquito aedes aegypti . “Ao passo que a população faz sua parte, o poder público continua com o monitoramento das cidades e realizando ações de enfrentamento aos vetores. Precisamos chamar a atenção ainda que em abril será realizada a primeira pesquisa do ano de índice de infestação predial, permitindo assim, traçarmos ações mais precisas no enfrentamento ao mosquito”, explica o supervisor.

O boletim apresenta ainda os dados sobre Zika, no qual o estado apresentou redução de 100% das notificações, não apresentando nenhum registro no sistema.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp