Universo Piauí Publicidade 1200x90
10/03/2023 às 14h40min - Atualizada em 10/03/2023 às 14h40min

Projeto de Robótica abre turmas para estudantes da rede estadual

As oficinas serão realizadas no sábado pela manhã

- Seduc
Foto: Seduc

Com o objetivo de levar o conhecimento e expansão na área de Robótica, Eletrônica e Programação para estudantes das escolas da rede estadual, o projeto de Robótica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu turmas para dez polos de Teresina e 12 polos distribuídos por dez municípios do Piauí.

Cada uma das escolas participantes selecionou um professor lotado na instituição, que já tenha feito o curso de robótica, para realizar as oficinas semanalmente. Os alunos do 7º ano do ensino Fundamental a 2ª série do ensino Médio dos turnos da manhã e tarde poderão participar da oficina, no turno oposto, com, no mínimo, seis alunos e no máximo 12 por turma. Já nas escolas de tempo integral, as oficinas serão realizadas no sábado pela manhã das 8h às 12h ou em duas tardes de segunda a sexta das 16h às 18h.

Ao fim da oficina, o aluno irá elaborar seu próprio experimento tecnológico para ser apresentado em exposições de Robótica, além de ser contemplado com uma certificação de curso emitida pelo Centro de Formação Antonino Freire (Cefaf), com uma carga horária de 60 horas no semestre.

De acordo com o coordenador do projeto, Ranildo Lopes, ao final do curso, os estudantes estarão aptos profissionalmente para atuarem na área da tecnologia. “Nas oficinas dos cursos de Robótica, o aluno tem a oportunidade de conhecer novos componentes eletrônicos, novas tecnologias, novas programações e novos instrumentos, dentro da Robótica. Ele tem ainda a possibilidade de desenvolver projetos para sua vida diária. Sem falar nos conhecimentos tecnológicos que ele terá. Além disso, ao fim do curso, o estudante receberá um certificado, proporcionando o início de uma vida profissional na área de tecnologia”, afirma.

Projeto de Robótica

O Projeto de Robótica da Secretaria de Estado da Educação tem implantado oficinas de Robótica em mais de 30 escolas da rede pública estadual, direcionada a mais de 15 professores do interior e 15 de Teresina, e alcançando mais de 300 alunos. Atualmente, os professores da rede recebem treinamento contínuo da Equipe Maker, e os mesmos ministram oficinas de Robótica nas escolas polos, onde são ministradas as aulas de Robótica aos alunos da rede estadual.

As aulas da oficina de Robótica foram iniciadas no sábado (4). Mas, ainda há vagas disponíveis e os pais dos alunos interessados em participar das oficinas podem procurar qualquer um dos polos para efetuar a matrícula até o final de março.

Confira os cursos e polos disponíveis aqui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp