Universo Piauí Publicidade 1200x90
10/03/2023 às 12h03min - Atualizada em 10/03/2023 às 12h03min

Reportagem duvidosa sobre presentes a Lula, Dilma e Bolsonaro

Portal tenta passar uma imparcialidade questionável

Damata Lucas - Opinião
Universo Piauí
Imagem: Twitter
Há reportagens e reportagens. O portal Extra, de O Globo, edição desta sexta-feira, 10 (https://extra.globo.com/noticias/politica/trono-pele-de-zebra-presa-de-elefante-rede-de-descanso-saiba-que-lula-dilma-tiveram-que-devolver-ao-acervo-da-presidencia-25673227.html), lista presentes recebidos e incorporados ao acervo pessoal de Lula e Dilma durante os dois mandatos de ambos. Mas depois devolvidos, por decisão do TCU. Matéria, até certo ponto, positiva.

O Poder 360, também desta sexta-feira (https://www.poder360.com.br/governo/lula-incorporou-559-de-568-presentes-ao-acervo-pessoal-indica-tcu/) se apropria da reportagem e faz uma mais extensa, cheia de dados e links, selecionando presentes que nem Lula e nem Dilma teriam devolvido ao acervo público, transformando a matéria em negativa.

Lula teria recebido 569 objetos e devolvido somente uma parte por entender que alguns se tratam de presentes 'personalíssimos', o que está gerando certa discussão de interpretação.

Mas o própro Poder 360 calculou valor dos presentes de Lula. R$ 194 mil em oito anos de governo.

Numa única remessa para Bolsonaro ou Michelle, retida pela Receita, o valor chega a mais de R$ 16 milhões... A reportagem do Poder 360 é irrelevantíssima, pois tenta passar a impressão de imparcialidade, provando o contrário.

O que faz o portal Poder 360: dá relevância aos presentes para Lula e Dilma, tentando passar uma impressão negativa, envolvendo, inclusive, a Operação Lava Jato na questão dos acervos do então ex-presidente. A investigação da época sobre essa questão não encontrou indício de corrupção.

E para concluir a reportagem, o portal cita os presentes para Jair e Michelle em segundo plano. Uma incoerência, pois não há como comparar presentes avaliados em 194 mil reais durante oito anos de governo com presentes calculados em 16,5 milhoes de reais em única remessa, com todas as características de contrabando e roubo, pois tentaram passar por cima da Receita Federal, com carteirada, inclusive, por diversas vezes. Sem contar que uma das remessas anteriores, ainda não calculada, conseguiu passar escondida pela Receita para ir direto para as mãos de Bolsonaro, muito tempo depois... A reportagem do Poder 360 não deu muita importância a esse fato.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp