Os pequenos pecuaristas do estado do Piauí têm mais oportunidades de comprar milho de armazéns públicos para alimentar seus rebanhos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai fornecer um total de 2.830 toneladas de grãos para seus armazéns e pontos satélites no estado. Segundo a previsão, os primeiros carregamentos começaram a chegar no dia (1º /03).

Podem participar pequenos produtores de suínos, aves, bovinos, caprinos, ovinos, búfalos, codornas e aquicultores. Devem ser titulares ativos da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Milho é comercializado por meio do Programa de Balcão Conab (ProVB).

Confira a lista de municípios contemplados:

  1. Floriano (480 t);
  2. Campo Maior (150 t);
  3. Oeiras (150 t),
  4. Parnaíba (650 t);
  5. Teresina (1.400 t).

De acordo com a Conab, o programa estende-se também aos criadores que, embora não detentores ativos destes documentos, explorem imóvel rural com área equivalente a até dez módulos fiscais ou cuja renda bruta anual oriunda da atividade atenda ao limite vigente no âmbito do Pronaf.

O limite para a compra é de até 27 toneladas de milho em grãos por cliente/mês. O preço de venda é atualizado quinzenalmente, de acordo com as condições do mercado atacadista local. Na quinzena de 16 a 28 de fevereiro, por exemplo, a cotação era de R$ 1,39 o quilo.

Atualmente, a Companhia possui cerca de 3.900 pequenos criadores cadastrados no ProVB no estado do Piauí. Para participar do programa, o cliente deverá realizar, previamente, o registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no Site da Conab.

Esta ação de abastecimento é realizada continuamente pela Companhia para atendimento ao ProVB em todo o país. No Piauí, a Conab já dispõe atualmente de um estoque de mais de 900 toneladas disponíveis para venda e distribuídas nas unidades armazenadoras e satélites no estado.

Em 2022, o programa atendeu mais de 2 mil clientes em 129 municípios piauienses, comercializando um total de 8.576 toneladas de milho.