Universo Piauí Publicidade 1200x90
07/03/2023 às 11h55min - Atualizada em 07/03/2023 às 11h55min

Piauí tem cerca de 47,20% de empresas ativas constituídas apenas por mulheres

De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí, 125.529 empresas tem esse perfil.

Alzenir Porto - Foto: Jucepi

De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), um total de 125.529 empresas piauienses são constituídas apenas por mulheres, o que representa 47,20% do total de 265.897 empresas ativas no estado.

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o empreendedorismo feminino nasce muitas vezes por necessidade. “São mulheres que, buscando um meio de sustentar a família e complementar a renda, acabam se descobrindo empreendedoras. Nós mulheres temos a capacidade em lidar e exercer várias funções ao mesmo tempo, somos mães, filhas, empresárias, funcionárias, esposas, chefes de família, e desempenhamos esses papéis com excelência”, comentou a gestora.

Em números detalhados são: 53.077 microempreendedoras individuais (MEI), registradas no Portal do Empreendedor; e 72.452 empresas constituídas apenas na Junta Comercial. Quando se leva em consideração as empresas ativas com, pelo menos, uma mulher como sócia, o número sobe para 82.156 empresas registradas. Estima-se que esses números sejam bem maiores pois não estão inclusas as empresas abertas em cartórios de pessoas jurídicas do estado.

Alzenir Porto, que também é empresária e conselheira na Câmara Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Comércio da Confederação Nacional do Comércio, afirma que o mercado ainda tende a valorizar o masculino. “Mas as mulheres vêm mostrando toda sua força e competência, corroborados por este levantamento da Jucepi”, acrescenta a presidente.

Analisando as 10 principais atividades econômicas das empresas constituídas apenas por mulheres, observa-se a preferência pelo comércio e serviços com destaque para: varejo de artigos do vestuário e acessórios; mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns; cabeleireiras, manicure e pedicure; varejo de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; restaurantes; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; varejo de artigos de armarinho; confecção, sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas íntimas; fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar; e promoção de vendas.



Fonte: Jucepi


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp