Universo Piauí Publicidade 1200x90
04/04/2022 às 20h33min - Atualizada em 04/04/2022 às 20h28min

Embrapa realiza curso sobre processamento de cajá na Fazenda da Paz

O objetivo do curso é promover a formação de multiplicadores em boas práticas no processamento do cajá

RTV Cris Sekeff - rtvcrissekeff.com.br
Embrapa Meio-Norte

Teve início o curso Processamento agroindustrial do cajá, na Fazenda da Paz, na zona rural de Timon, Maranhão. O curso está sendo realizado em duas etapas, sendo a primeira nos dias 31 de março e 01 de abril e a segunda, nos dias 07 e 08 de abril. A capacitação tem como público os acolhidos pela Fazenda da Paz  (comunidade terapêutica), estudantes da Escola Família Agrícola Soinho, e técnicos da extensão rural do entorno da Fazenda da Paz.

O objetivo do curso é promover a formação de multiplicadores em boas práticas no processamento do cajá, fruto encontrado facilmente na região e comercializado principalmente na forma de polpa, sorvetes e sucos.

Durante a capacitação, os participantes serão orientados sobre produção de polpa, geleia de cajá com e sem pimenta, iogurte saborizado com polpa de cajá e sorvete. As aulas serão ministradas por Márcia Ferreira Damasceno, extensionista e nutricionista do Emater, que também falará sobre as Boas Práticas de Fabricação.

Serão também apresentadas informações sobre empreendedorismo e negócio, associativismo e impacto ambiental no âmbito do processamento do cajá. Essa parte ficará sob a responsabilidade de Geyson Coutinho Moura, extensionista do Emater. Na sexta-feira (08/04), no final do curso, haverá degustação dos produtos elaborados durante a capacitação.

O curso é uma realização da Embrapa Meio-Norte, do Emater e da Fazenda da Paz e é uma das atividades do projeto “Geração de tecnologias para o cultivo sustentável da cajazeira” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa  do Estado do Piauí (Fapepi) / Governo do Estado do Piauí.

Fonte: Embrapa Meio-Norte


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp