Universo Piauí Publicidade 1200x90
31/01/2023 às 10h31min - Atualizada em 31/01/2023 às 10h31min

Estudantes realizam vigília e protesto contra morte de Janaína Bezerra na UFPI

Segurança viu suspeito carregando corpo na companhia de amigo; Ufpi anuncia medidas

Foto: Ana Gabriela Freire

Na tarde desta segunda-feira (30), alunos, servidores e amigos da estudante de jornalismo, Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, encontrada morta no último sábado (28) no Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina, realizaram uma vigília e protesto em frente ao prédio da Reitoria da UFPI em razão da morte da estudante.

Com cartazes e velas em homenagem à Jana, como era carinhosamente conhecida, o ato mobilizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) da instituição, pede por justiça e mais segurança no campus. Outros Centros Acadêmicos (CAs) da UFPI também estão mobilizando manifestações.

O ato teve início por volta das 16h em frente ao prédio da Reitoria da UFPI e logo em seguida as pessoas seguiram em marcha até o espaço Carretel, no Centro de Ciências da Educação (CCE), local de convivência dos estudantes de Jornalismo.

Segurança da UFPI viu suspeito carregando corpo de Janaina na companhia de amigo

O segurança da Universidade Federal do Piauí (UFPI) prestou depoimento no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele foi a pessoa quem avistou Thiago Maryson da Silva Barbosa carregando a estudante de jornalismo Janaina da Silva Bezerra no colo pelos corredores da instituição na manhã de sábado (28). O segurança disse que a jovem já estava morta e que Thiago apresentava nervosismo ao ser abordado.

Em depoimento, o segurança disse que estava realizando vistoria no setor de Matemática por volta das 9h40 quando viu dois rapazes caminhando e um deles estava com uma jovem no colo. Ele se aproximou e perguntou o que houve.  

O segurança relatou ter visto hematomas e sangramentos na vítima e que perguntou: " essa moça está morta, o que houve?”. Thiago respondeu dizendo que Janaina havia bebido bastante. O segurança percebeu que a estudante não tinha pulsação e estava com as pupilas 'viradas'. A segurança da UFPI encaminhou a vítima para o Hospital da Primavera, na zona Norte, mas ela já chegou sem vida na unidade.  Thiago foi preso em flagrante sob suspeita de ter matado a estudante.

Antes de tirar Janaina da sala onde ela foi estuprada e assassinada, Thiago falou com um amigo por mensagem no celular e contou o que aconteceu. O amigo  sugeriu que Janaína fosse  levada a um hospital e foi até a sala onde Thiago estava com a vítima. Em seguida, os dois foram vistos pelos seguranças. 

Thiago teve a prisão convertida para preventiva e segue preso. Ele está sendo acusado de estupro e feminicídio. A polícia segue coletando os depoimentos.

AMIGO PODE SER PRESO

A polícia investiga se o amigo de Thiago teve participação no crime. Além disso, há hipótese de que Thiago e o amigo pretendiam ocultar o corpo da vítima, mas foram interrompidos ao serem abordados pelo segurança. 

SUSPEITO ALEGA QUEDA

O suspeito relatou à polícia que encontrou a jovem na calourada na noite de sexta-feira (27) e os dois foram para uma sala que ele tinha a chave. No local, os dois teriam tido relações sexuais consentidas. 

Thiago disse que sentiu que Janaina desmaiou em determinado momento e acha que nesta hora ela tenha batido a cabeça no chão. Ele disse ainda que achou que ela estivesse dormido e deitou ao lado dela. Quando acordou, ele relata ter visto Janaina suja de sangue em suas partes íntimas e que seu corpo estava frio.

LAUDO APONTA INDÍCIOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL E PESCOÇO QUEBRADO

O laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) revela que Janaina teve o pescoço quebrado e tinha lesões no rosto e em outras regiões do corpo. Além disso foi encontrado sinais de violência sexual. 

UFPI anuncia medidas

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), anunciou, nesta segunda-feira (30), medidas relativas ao enfrentamento de questões ligadas à ocorrência que levou ao falecimento da aluna Janaina da Silva Bezerra.
Entre as providências, estão:
 
- instalação de Comissão de Sindicância Investigativa para apuração de eventuais responsabilidades administrativas no âmbito interno;
- acesso restrito, a partir de 22h, nas vias de circulação exclusivamente interna no campus Ministro Petrônio Portella - Teresina; 
- suspensão da realização de eventos festivos até a regulamentação da matéria pelo devido Conselho Superior. Nesse período, excepcionalmente, esses eventos poderão ocorrer mediante solicitação formal do demandante e com autorização expressa do gestor do espaço;
- constituição de comissão para elaboração de protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI, incluindo estratégias de sensibilização e educação permanente, em parceria com outras instituições do estado que também discutem a questão da violência de gênero, e considerando estudos, pesquisas e experiências já produzidas pela própria comunidade ufpiana;
- continuidade das ações de apoio à família de Janaína Bezerra, por meio da atuação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), que procederá a cuidados psicossociais, com visitas domiciliares por equipe multiprofissional, composta por psicólogos e assistentes sociais da instituição.
 
Confira a portaria que suspende eventos festivos na Universidade.



Universo Piauí, com informações do portal Piauí Hoje e Universidade Federal do Piauí


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp