Universo Piauí Publicidade 1200x90
16/01/2023 às 19h51min - Atualizada em 16/01/2023 às 19h51min

Teresina - Chorume de caminhão de lixo é escoado diretamente em esgoto

A cena foi flagrada na tarde desta segunda-feira. Segundo o autor do vídeo, é um grande risco para a natureza

Imagem: Reprodução
Um caminhão de uma empresa de coleta de resíduos foi flagrado derramando um líquido igual a chorume no esgoto localizado nas proximidades da Rio Poti, na zona Leste de Teresina. 

A cena foi flagrada na tarde desta segunda-feira. Segundo o autor do vídeo, a atitude se constitui como um grande risco para a natureza. 

O chorume  é o resultado da decomposição e putrefação de matéria orgânica. 

Por ser altamente poluente, não pode ser disposto diretamente no meio ambiente, pois pode provocar a contaminação do solo, do lençol freático e de corpos d’água. É um resíduo escuro, viscoso e fétido, e também atrai vetores de doenças, como moscas e roedores. 

No ano de 2018, o Brasil produziu cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos para descarte, segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). 

A norma ABNT NBR 8419/1992 serviu de base técnica para a regulamentação de aterros sanitários. Ela estabelece que todo projeto de aterro deverá conter um sistema para captação, drenagem e disposição de líquidos percolados (chorume). 

O chorume deve ter tratamento prioritário no aterro, porque uma vez que este material entra em contato com o lençol freático, não há mais como reparar a contaminação e milhões de litros de água serão perdidos.

Segundo a empresa Raiz - Soluções em Resíduos, proprietária do veículo flagrado, o carro apresentou um  defeito no lacre ou taps. A empresa acrescenta que os  carros são todos monitorados e as coletas todas on line. E assim que o problema foi detectado, a empresa tratou de resolvê-lo ainda durante o expediente desta segunda-feira.

Através de uma nota a empresa detalhou o ocorrido, confira: 

Nota de esclarecimento 

A Raiz Ambiental esclarece que não houve descarte intencional de chorume na rede de esgotamento da capital. 

O veículo da empresa estava parado em frente a casa de resíduos para fazer corretamente a coleta junto a um cliente. Porém, houve um rompimento da tampa do equipamento que armazena chorume, o que foi rapidamente solucionado pela equipe de coleta. 

A empresa reitera que atua com toda segurança e eficiência, atendendo integralmente todas as premissas técnicas e ambientais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp