Universo Piauí Publicidade 1200x90
30/11/2022 às 11h02min - Atualizada em 30/11/2022 às 11h02min

Jornalidade retorna com três temas imperdíveis: Copa do Mundo, COP 27 e PEC da Transição

O programa aborda os temas muito além dos aspectos em pauta

Imagem: Divulgação
Depois de alguns meses fora do ar, o Jornalidade, programa jornalístico da rede RTV Cris Sekeff, retornou às 19h30 dessa terça-feira, 29 de novembro, inaugurando o estúdio "Professora Sueli Rodrigues". Três temas são explorados nessa edição do programa: Copa do Qatar, PEC da Transição e COP 27.

O Jornalidade tem a apresentação da jornalista Cristiane Sekeff, com a participação do professor e climatologista Werton Costa e do professor e economista Fernando Galvão.

"Copa do Qatar: muito além do futebol", um dos temas do programa, aborda as polêmicas que giram em torno da competição fora das quatro linhas dos campos onde ocorrem as competições. Destaca, por exemplo, as condições desumanas em que foram submetidos trabalhadores, principalmente migrantes, na construção das arenas, além de terem de enfrentar temperaturas hostis que giram em torno de 50°C. Trabalhadores explorados pelas más condições de pagamento e jornada de trabalho criminosa, apesar de ser o Qatar um país multimilionário.

A imprensa internacional e a ONU denunciaram tudo isso, bem como criticaram, aliás, desde a escolha do Qatar, um país de regime de monarquia absolutista, para sediar a Copa, por conta dos desrespeitos latentes aos diretos humanos universais, especialmente em relação às mulheres, que vivem sob um regime machista ultrajante, em que é submetida a humilhações, inclusive vivendo sub tutelagem, tendo que adquirir permissão do pai, do irmão, do primo ou do marido até mesmo para ir a algum evento, estudar, viajar ou trabalhar. 

O climatologista Werton Costa, por exemplo, explora essa questão das altas temperaturas e os contrastes existentes entre a modernidade e o atraso nos aspectos da vida humana. O economista Fernando Galvão fala dos extremos entre a situação de riqueza, baseada nos campos petrolíferos, e a pobreza a que é submetida grande parte da população catarense.

Outro tema explorado é Conferência das Partes da Convenção do Clima - ou COP 27 - que ocorre anualmente, e em 2022, foi realizada no Egito, neste mês de novembro, com a participação de 198 países, incluindo o Brasil. Aliás, este ano, o Brasil não teve o presidente Jair Bolsonaro como representante. Ele enviou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Mas quem realmente chamou a atenção do mundo foi o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, aplaudido pelas representações internacionais pelo provável retorno do país às discussões sobre a Amazônia e às responsabilidades sobre o clima do planeta.

O programa debate esses avanços, muito tímidos, entre desenvolvimento econômico, preservação do meio ambiente e pobreza. Os países ricos, que são os que mais poluem, não querem sair de sua zona de conforto, e os países mais pobres têm essa dificuldade de combinar todos esses aspectos. 

A Proposta de Emenda Constitucional - PEC da Transição -, instituída pelo governo eleito do Brasil e que já está tramitando no Senado Federal, é outro tema discutido pelo debatedores no Jornalidade. Os especialistas mostram, com muita propriedade, os equívocos sobre o tal Teto dos Gastos, que engessam investimentos na máquina pública e, em tempos de crise, como a que vivemos agora no Brasil, prejudica a aplicação de recursos na área social, criando no país uma geração de pessoas pobres, recolocando a nação no mapa mundial da fome.

Cristiane Sekeffe, Werton Costa e Fernando Galvão explicam a importância da PEC da Transição, que pretende, primordialmente, garantir o auxílio emergencial de R$ 600 reais às famílias carentes. Apesar de algumas resistências, levando em consideração a reação negativa do mercado financeiro, a iniciativa caminha para ser aprovada, embora não exatamente como consta no texto elaborado pela equipe de transição do governo eleito. Os debatedores questionam essa reação do mercado, não levando em consideração que o investimento público é o que faz girar a economia.

O programa é exibido todas as terças-feiras, a partir das 19h30, pelos seguintes endereços eletrônicos:

Site: www.rtvcrissekeff.com
YouTube: rtvcrissekeff
Instagram: @rtvcrisseff
WhatsApp: 86 99408 2446
Facebook: crissekeffrtv

Assista na íntegra essa edição do Jornalidade



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp