Universo Piauí Publicidade 1200x90
22/11/2022 às 10h38min - Atualizada em 22/11/2022 às 10h38min

Para ministros do STF, Bolsonaro tem medo de ser preso se apoiar abertamente atos golpistas

Com ao menos 10 pendências no TSE, Bolsonaro também teme ficar inelegível

Imagem: Cristiano Mariz/Agência O Globo
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) atribuem o silêncio de Bolsonaro a um fator: o medo de arcar com as consequências de fazer qualquer gesto de apoio às manifestações antidemocráticas que acontecem desde sua derrota.

Integrantes da corte relataram à coluna que o presidente está ciente de que qualquer ação que estimule iniciativas golpistas terá consequências. Não é descartado, por exemplo, que Bolsonaro possa ficar inelegível, a depender do comportamento que adotará. Ele responde a mais de dez ações na corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com potencial de deixá-lo fora de disputas eleitorais por oito anos. Bolsonaro também já confidenciou a aliados que teme, até mesmo, ser preso.

Como informou a coluna, o presidente já recebeu recados de que o governo Lula não será revanchista. É consenso, porém, que o estímulo a atos antidemocráticos não será tolerado pelos petistas e também pelo Judiciário.

Ministros do STF próximos a Bolsonaro relataram que têm mantido conversas com o presidente, mas que ele tem evitado falar sobre eleições. Aliados de primeira ordem de seu governo afirmam que Bolsonaro segue inconformado com o resultado das urnas e colocando o TSE como um dos principais responsáveis por sua derrota, por isso avaliam que o melhor é que ele mantenha silêncio.

Eles acreditam, no entanto, que esse sumiço de Bolsonaro pode estar perto do fim. Há a expectativa de que o chefe do Executivo se manifeste publicamente após seu partido, o PL, apresentar ao TSE um relatório que peça a revisão de parte das urnas eletrônicas. A iniciativa foi anunciada em um vídeo do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, e o relatório deve ser protocolado nesta terça-feira.

Fonte: O Globo, com Bela Megale

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp