Recomposição das aprendizagens do ciclo de alfabetização

Em 2022, o PPAIC contemplou 156.140 matrículas e 10.449 professores da pré-escola, do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Em decorrência dos impactos da pandemia da COVID-19, o programa apoiou ainda o 3º ano do Ensino Fundamental das redes públicas na perspectiva da recomposição das aprendizagens do ciclo de alfabetização. Dessa forma, 39.974 alunos e 4.405 professores do 3º ano foram atendidos com o material pedagógico próprio, além da formação para o seu uso.

Novos investimentos

Um investimento histórico de mais de 10 milhões de reais foi realizado para a promoção de ações voltadas para a alfabetização na idade certa no Piauí. Com isso, foi garantida a aquisição de Material Didático Complementar para alunos e professores, e material pedagógico específico para séries iniciais. Além disso, foram concedidas bolsas de extensão tecnológica para coordenadores e formadores estaduais, regionais e municipais, com vistas para a qualificação e incentivo desses profissionais.

Ações pedagógicas e capacitação das equipes educacionais

Dentro da perspectiva de ampliação das ações eficazes voltadas a alfabetização, foi realizada a expansão do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (SAEPI), onde estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de ensino passaram a fazer as provas; além da avaliação de fluência para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de ensino.

O Programa vem garantindo assessoria técnica e pedagógica para todos os envolvidos no processo e vem realizando formação continuada para professores de todo o ciclo de alfabetização, professores da educação infantil (pré-escola), coordenadores, gestores escolares, dirigentes municipais de educação, e também para equipes técnicas e gerenciais.

O governo destaca ainda a implementação do ICMS Educação, que é a destinação de recursos específicos voltados ao incentivo de gestores com vistas para a gestão de resultados

Ações futuras

Além desse conjunto de ações em andamento, há uma grande iniciativa que será realizada nos próximos meses: o Prêmio Alfa-10, para garantir incentivos às escolas com os melhores desempenhos no SAEPI e apoio às mais vulneráveis. Até 150 escolas serão premiadas e o mesmo número de escolas serão asseguradas com um apoio financeiro, por ano.

Fonte: Seduc