Universo Piauí Publicidade 1200x90
05/11/2022 às 14h58min - Atualizada em 05/11/2022 às 14h58min

Rafael Fonteles anuncia jovens com perfil mais técnico para o futuro governo

No primeiro escalão, por exemplo, foram indicados Chico Lucas, Washington Bandeira, Marcelo Nolleto, entre outros

Rafael Fonteles - Imagem: Reprodução Meio Norte
O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles, vem, ao longo dos últimos dias, anunciando nomes que farão parte da sua equipe de governo. O que se pode constatar é que o futuro gestor do estado vem estruturando seu governo de acordo com o seu perfil, valorizando, por um lado, a juventude produtiva, com serviços já prestados à sociedade piauiense, e, por outro lado, a experiência, destacando nomes com irrefutável prestígio e reconhecimento junto à população. 
 
Um dos nomes mais comentados e elogiados no momento é o do procurador do Estado Francisco Lucas Veloso, ou Chico Lucas, de 38 anos, ex-presidente da Seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) e ex-presidente do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), além de ter trabalhado por cinco anos na Polícia Rodoviária Federal. 
 
Contando um pouco da sua trajetória, Chico Lucas é formado em direito. Foi aprovado em concurso da Polícia Rodoviária Federal aos 19 anos e conquistou o segundo lugar nacional no Exame da OAB aos 23 anos. Aos 25 anos, tornou-se o mais jovem procurador do Estado do Piauí. Chico Lucas foi ainda presidente da Associação dos Procuradores do Piauí e eleito o mais novo presidente da OAB-PI. 
 
Chico Lucas foi o coordenador da campanha vitoriosa de Rafael Fonteles e vai assumir a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí a partir de 2023. 

 
 
Outro nome que vem merecendo destaque é o de Washington Bandeira. Ele é professor universitário e juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí. Ele já foi juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região – Goiás, de 2014-2016. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, ele é graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB). Ele também foi servidor Público do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – São Paulo, da Procuradoria Geral da República – PGR. 
 
Washington Bandeira vai assumir a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

 
 
Outro técnico que se notabiliza é o de Ellen Gera de Brito Moura. Ele tem graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2003) e Especialização em Tecnologias para Web pela Universidade Federal do Piauí. Concluiu mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí. É, também, Analista de Sistemas Sênior aprovado em concurso público pela Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em engenharia de software, aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural. 
 
Foi professor da Universidade Estadual do Piauí, por 2 anos, e da Faculdade de Tecnologia da Informação (FATEPI), por 10 anos. Desde 2014, é professor do Colégio CEV. É Secretário de Estado da Educação do Piauí, onde também já foi superintendente de Ensino Superior, diretor de Educação com Mediação Tecnológica e diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem. Nessa Secretaria, tem feito a gestão de vários projetos e programas como, por exemplo, a Universidade Aberta do Piauí, Pré-Enem Seduc e o Pacto pela Aprendizagem. 
 
Ellen Gera vai assumir a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) a partir de 2023. 

 
 
O governador eleito convidou ainda a da atual governadora do Piauí, Regina Sousa, de 72 anos, para o primeiro escalão. Ela vai assumir a Secretaria de Assistência Social (Sasc). 
 
Regina Sousa é graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí, trabalhou como professora, e na década de 1980, foi aprovada em concurso público do Banco do Brasil. Sindicalista, presidiu o Sindicato dos Bancários do Piauí e foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí, bem como presidente do PT piauiense. 
 
Aliada do senador eleito Wellington Dias, Sousa juntou-se à administração do petista no governo do Estado em 2003. Nas eleições de 2002 e 2006, coordenou as candidaturas de Dias, integrando sua chapa ao Senado Federal em 2010, como primeira suplente. Tornou-se senadora quando Dias renunciou ao cargo para assumir pela quarta vez o governo estadual. No pleito de 2018, elegeu-se vice-governadora. 

 
 
Um nome de grande repercussão foi o de Washington Luís de Sousa Bonfim. Ele concluiu o doutorado em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro IUPERJ), em 1999. É professor da Universidade Federal do Piauí, onde atua no Departamento de Ciências Sociais. No período de 2003 a 2006, foi pesquisador do CNPq. De janeiro de 2005 a março de 2010, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação, de Teresina. No retorno à UFPI, coordenou o programa de Mestrado em Sociologia, 2011 e 2012, e foi membro do Conselho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Fapepi.
 
No Biênio 2011-2013, Bonfim coordenou grupos de trabalho de Políticas Públicas no Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2012, e nos Encontros da Sociedade Brasileira de Sociologia, em 2013 e em 2015. Entre os anos de 2013 e 2017, exerceu o cargo de Secretário de Planejamento e Coordenação da Prefeitura de Teresina. E em outubro de 2017, assumiu o cargo de Especialista em Planejamento e Gestão Pública, da Comunitas, em São Paulo, onde foi também diretor do Programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, de janeiro de 2019 até abril de 2020.
 
Washington Bonfim vai ocupar a pasta da Secretaria de Estado do Planejamento.

 
 
Nesta sexta-feira, 4, Rafael Fonteles fez um remanejamento. Ele havia anunciado Antônio Luiz Soares como secretário de Estado da Fazenda. Mas fez uma troca.
 
O governador eleito anunciou o nome Antonio Luiz Soares Santos, que é o atual secretário de Fazenda na gestão de Regina Sousa, para a Secretaria Estadual de Saúde.
 
Pela rede social Twitter, Rafael Fonteles anunciou ainda o nome do auditor Emílio Júnior para o cargo de Secretário da Fazenda. Emílio é o atual superintendente de Gestão da Secretaria de Fazenda. 
 
Os anúncios foram replicados nas outras redes sociais de Rafael Fonteles.
 
Antonio Luiz é auditor fiscal de carreira da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí há 28 anos e assumiu o comando da pasta quando Fonteles deixou o órgão para se candidatar a governador do Estado.
 
Emílio Júnior é mais um técnico indicado por Rafael Fonteles para uma das principais pastas do governo. Ele tem formação superior em Ciências Contábeis e é professor do Instituto Federal do Piauí.

Pelo Twitter, Rafael agradeceu aos dois por terem aceito o convite. “Agradeço novamente ao auditor Antonio Luiz Soares Santos por aceitar uma nova missão: ser secretário de Saúde do Estado do Piauí. Ao longo dos últimos 2 anos, Antonio Luiz contribuiu bastante para a gestão da Sesapi, mesmo vinculado à Sefaz. E agradeço ao auditor Emílio Joaquim de Oliveira Júnior, atual superintendente de Gestão da Sefaz, por aceitar a missão de ser o novo secretário de Fazenda do Estado do Piauí a partir de 2023”.

 
 
 
Também pelo Twitter, no final da tarde desta sexta-feira, 4, Rafael Fonteles anunciou mais um nome.
 

 
Marcelo Nolleto é advogado, concursado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e foi chefe de gabinete de Rafael Fonteles enquanto secretário de Fazenda. O futuro secretário de Governo também foi um dos coordenadores da campanha do governador eleito.


 
Nas redes sociais, Rafael agradeceu a Marcelo. “Agradeço ao Dr. Marcelo Nunes Nolleto (servidor do TRT-PI e ex-secretário de governança do TRT-PI) por aceitar a missão de ser secretário de Governo do Estado do Piauí”, disse Rafael em seu Twitter.

Como se pode observar, Rafael Fonteles, em postos-chaves do seu governo, está montando uma equipe que alia juventude e experiência. A governadora Regina Sousa, por exemplo, que tem forte atuação nas camadas mais vulneráveis, fará grande diferença em pasta que atua na área social. Em outra ponta, vem Chico Lucas, vai atuar em uma área bastante sensível da gestão pública, a de Segurança. Ele, que já esteve na PRF e é militante da advocacia, poderá também revolucionar essa área na próxima gestão. Os outros nomes são irrepreensíveis pelos serviços prestados e pelos resultados alcançadas em suas respectivas áreas.



Da Redação

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp