Universo Piauí Publicidade 1200x90
24/04/2022 às 09h34min - Atualizada em 24/04/2022 às 09h31min

Grande Rio, Unidos da Tijuca e Vila Isabel são destaques do 2º dia do Grupo Especial do carnaval do Rio

Portela, Mocidade e Paraíso do Tuiuti também passaram pela Sapucaí neste sábado (23)

RTV Cris Sekeff - rtvcrissekeff.com.br
Desfiles da Portela, Mocidade, Grande Rio, Vila Isabel, Unidos da Tijuca e Paraíso do Tuiuti — Foto: Riotur/Divulgação e G1
A segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Rio, neste sábado (23), teve como destaques Grande Rio, Vila Isabel e Unidos da Tijuca (veja mais no vídeo acima). Os desfiles foram dominados por enredos com temáticas africanas e por elementos com visual lúdico.

Diferentemente da primeira noite, houve atraso e mais problemas técnicos. A Paraíso do Tuiuti estourou o tempo em dois minutos e a Portela teve um carro com uma parte danificada, um globo gigante que se rompeu. A Mocidade, por sua vez, sofreu com um "buraco" entre as alas devido a uma falha em uma estrutura desmembrada que não andou.

Grande Rio, Vila Isabel e Unidos da Tijuca desfilaram sem contratempos. A Grande Rio desmistificou o orixá Exu e a Vila Isabel fez um tributo a Martinho da Vila. A Unidos da Tijuca contou a lenda indígena do guaraná.

Na primeira noite, na sexta-feira (22), Imperatriz, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro e Beija-Flor desfilaram.

A Paraíso do Tuiuti abriu o segundo dia, no retorno de Paulo Barros, após passagem do carnavalesco pela escola em 2013. Com muitas citações à cultura pop (Pantera Negra, Beyoncé, RuPaul), a escola defendeu um enredo celebrando feitos de personalidades negras de várias áreas. Um dos carros teve problemas, o que fez a escola "acelerar" no final. Mesmo assim, ela estourou o tempo em dois minutos e vai perder dois décimos nas notas.

Portela

A Portela usou a árvore gigante africana baobá para falar de resistência, longevidade, sobrevivência e raízes profundas. A Portela homenageou Monarco, que era seu presidente de honra e morreu em 2021 aos 88 anos. Instrumentos da bateria e roupas dos integrantes estamparam seu rosto. Ele também foi referência da última alegoria, que levou os baluartes da escola para avenida. 

Mocidade

A Mocidade Independente de Padre Miguel fez uma homenagem a Oxóssi, o orixá caçador que vive nas matas. O terceiro desfile da noite teve uma rainha de bateria careca, Giovana Angélica, e uma flecha voadora na comissão de frente. Um dos elementos mais chamativos foi um tripé com uma imensa árvore. Ao redor, vários caçadores se movimentaram ligados a ela por meio de um cipó. Leia mais sobre o desfile da Mocidade.

Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca fez um desfile cheio de elementos lúdicos e cores vibrantes que transformaram a Sapucaí em uma floresta encantada para contar a lenda indígena do guaraná. A rainha de bateria, a cantora Lexa, usou uma fantasia inspirada no visual de Luma de Oliveira em seu desfile de 2005. O samba foi puxado por uma conexão de pai e filha: Wictoria Tavares estreou como intérprete da Tijuca ao lado do pai, o veterano Wantuir. Leia mais sobre o desfile da Unidos da Tijuca.

Grande Rio

A Grande Rio desmistificou o orixá Exu, o mensageiro entre o mundo espiritual e os seres humanos. As fantasias e outros elementos apresentaram um visual mais rústico, com retalhos e materiais recicláveis. Como de costume, a escola trouxe famosos como Monique Alfradique, Bianca Andrade, Pocah, David Brazil, Gil do Vigor e a rainha de bateria Paolla Oliveira (como Pombagira, a representação feminina de Exu). 

Vila Isabel

A Vila Isabel fez um tributo ao cantor de "Devagar, devagarinho" e uma rainha de bateria que chegou rapidinho de SP ao Rio. O enredo "Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho!" exaltou a vida e obra de Martinho da Vila, presidente de honra da escola. Martinho desfilou no chão, em uma ala com parentes e amigos. O público vibrou com o final feliz de uma maratona: após um atraso na Gaviões da Fiel, em São Paulo, Sabrina Sato conseguiu chegar ao Rio a tempo de ser rainha de bateria na Vila.

Fonte: G1
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp