Universo Piauí Publicidade 1200x90
20/04/2022 às 21h12min - Atualizada em 20/04/2022 às 21h05min

Regina Sousa se reúne com prefeitos e pede reforço na prevenção e combate à dengue, chicungunya e sarampo

Num primeiro momento, a governadora descartou decretação de situação de emergência

RTV Cris Sekeff - rtvcrissekeff.com.br

A governadora Regina Sousa reuniu-se, nesta quarta-feira (20), com representantes da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Em pauta, o fortalecimento das campanhas contra dengue, chikungunya e sarampo.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, chamou a a atneção para os cuidados que precisam ser tomados para evitar a dengue e chikungunya. “Estamos vivendo uma tendência grande de casos de dengues, mais de 500%, se compararmos a essas mesmas semanas de 2021. Sabemos que é no nosso ambiente doméstico que 80% do criadouro está, então é fazer o nosso dever de casa e trabalhar na limpeza do nosso espaço para que possa ser reduzido os casos, já que ainda não existe vacina para dengue, chikungunya”, disse.

Questionada sobre decretação de situação de emergência, a governadora descartou. Num primeiro momento, ela quer reforço nas campanhas de limpeza e de conscientização do cuidado com os focos de dengue.

“Nós temos 28 municípios em situação crítica, monitorados, e o que a gente pediu aqui foi que se faça uma campanha de prevenção e de limpeza desses municípios que estão em situação crítica para que se tenha mais atenção e fiquem de olho na prevenção. A Sesapi tem todo o equipamento e o material para fazer uma campanha, usar o fumacê, caso seja necessário”, explicou a governadora.

Herlon também fez um alerta para o sarampo. “Já chamamos a atenção também para o aparecimento de casos de sarampo em São Paulo - pelo menos três casos já confirmados - e no nosso estado, já estamos avaliando dois possíveis casos. Então, já chamamos a população para colocar o seu calendário vacinal em dia. Temos a vacina disponível nos postos de vacinação nos 224 municípios e atentamos a todos os piauienses para que seja possível a redução do índice de doenças em toda a rede de saúde pública do Piauí”, frisou o superintendente.

A dose de reforço da vacina contra a covid-19 também foi pauta da reunião. “É importante que todo os municípios possam fazer o chamamento da população que ainda está por tomar a sua dose de reforço. Todo a comunidade cientifica já apresentou trabalhos que, em detrimento do surgimento de novas variantes, é importante que a população esteja com a dose de reforço. Precisamos aumentar cada vez mais o índice vacinal de todos os piauienses”, concluiu Herlon Guimarães.

Fonte: Sesapi


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp