Universo Piauí Publicidade 1200x90
14/04/2022 às 10h57min - Atualizada em 13/04/2022 às 17h45min

Direção do PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula

Agora, tema será levado ao encontro nacional do partido, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho

RTV Cris Sekeff - rtvcrissekeff.com.br
Marlene Bergamo/Folhapress
O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou nesta quarta-feira (13) a indicação do nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para compor a chapa de Lula (PT) como vice-presidente. Foram 68 votos a favor e 16 contra.

Agora, o tema será levado ao encontro nacional do partido, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho. A larga vantagem dos votos no diretório é um indicativo do que poderá acontecer no encontro, uma vez que sua composição reflete a correlação de forças dentro do PT.

Texto aprovado pelo diretório, que indica a aprovação da aliança e da composição da chapa, diz que o PT deve buscar ampliar o apoio ao ex-presidente Lula "em outros setores políticos e sociais do campo democrático" para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL), num processo eleitoral "que já se revela o mais duro desde a redemocratização do país".

A resolução também afirma que a candidatura de Lula é a que tem "reais possibilidades de aglutinar a maioria da sociedade".

O documento diz ainda que a indicação do nome de Alckmin é um "importante passo na direção almejada". "Confirmará nossa disposição de, no governo, implementar um programa de reconstrução e transformação do Brasil, ampliando nossa base social."

Na última sexta-feira (8), o PSB indicou formalmente o nome de Alckmin para compor a chapa. Agora, ela será formalizada na convenção partidária do PT, que deverá ocorrer entre o fim de julho e começo de agosto.

No encontro do diretório desta quarta também foi aprovada a federação partidária com PC do B e PV. Foram discutidas ainda uma proposta de estatuto e carta programa da federação que serão levadas ao debate com as legendas.

No dia 9 de março, depois de cerca de quatro meses de negociações, as três legendas decidiram formar a federação. O PSB, que negociava até então com as siglas, optou por ficar de fora da união de partidos. No diretório, foi aprovada uma coligação nacional com a legenda.

 

LINHA DO TEMPO
Chapa Lula-Alckmin

O que foi encaminhado
- Na última sexta-feira (8), a cúpula do PSB indicou formalmente o nome de Geraldo Alckmin (PSB) para compor a chapa do ex-presidente Lula (PT) como candidato a vice-presidente
- Na reunião desta quarta (13), o diretório nacional petista indicou a chapa para aprovação no encontro nacional do partido

O que falta
- Aprovação na chapa no encontro nacional do PT, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho
- Formalização na convenção partidária do PT, entre o fim de julho e começo de agosto

Candidatura Lula:

O que foi encaminhado
- O anúncio da pré-candidatura de Lula deverá ocorrer em ato no dia 7 de maio em São Paulo. A expectativa é que o ex-governador Geraldo Alckmin participe

O que falta
- Nome do ex-presidente deverá ser aprovado na convenção partidária do PT, entre fim de junho e começo de agosto
- O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) impôs como data limite para registrar a candidatura no dia 15 de agosto

Federação:

O que foi encaminhado
- No dia 9 de março, depois de cerca de quatro meses de negociações, PT, PC do B e PV decidiram formar uma federação partidária. O PSB, que negociava até então com as siglas, optou por ficar de fora da união de partidos
- Na reunião desta quarta (13) do diretório nacional do PT foram discutidas carta programática e estatuto da federação

O que falta
- Carta programática e estatuto serão compartilhados com os demais partidos da federação
- Oficialização das federações partidárias devem ser realizadas até 31 de maio, segundo prazo estabelecido pelo STF (Supremo Tribunal Federal)

Fonte: Folha de São Paulo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp