Universo Piauí Publicidade 1200x90
28/06/2022 às 20h04min - Atualizada em 28/06/2022 às 20h01min

Oposição vai recorrer ao STF se Pacheco não instalar a CPI do MEC

Iniciativa vai repetir estratégia adotada no ano passado, quando a CPI da Pandemia no Senado só foi instalada após determinação do Supremo

RTV Cris Sekeff - rtvcrissekeff.com.br
Randolfe Rodrigues — Reprodução/Twitter/Twitter Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/oposicao-vai-recorrer-ao-stf-se-pacheco-nao-instalar-a-cpi-do-mec/

A oposição está decidida a ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), resista em abrir a CPI do MEC. Os senadores, no entanto, acreditam que a comissão será instalada. Pacheco já teria sinalizado que pretende acatar o pedido.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou nesta terça-feira, 28, o requerimento de abertura da CPI do MEC. A lista tem 31 assinaturas, número que ainda pode aumentar nas próximas horas. Para que uma comissão seja instalada, são necessárias 27 assinaturas.

 

Thank you for watching

Um importante senador da oposição disse a VEJA, sob anonimato, que “com certeza” o grupo irá ao Supremo para viabilizar a investigação caso Pacheco não dê andamento ao pedido. A iniciativa repetiria uma estratégia adotada com sucesso no início de 2021, quando, após hesitação inicial de Pacheco, senadores foram ao STF para conseguir a abertura da CPI da Pandemia.

A comissão, que deu muito trabalho ao governo Jair Bolsonaro, foi aberta após uma liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso em um mandado de segurança apresentado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO). Pacheco não recorreu da decisão e instalou a CPI.

Com a CPI do MEC, os parlamentares querem investigar suspeitas de corrupção na gestão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, que foi preso na semana passada com dois pastores acusados de intermediar um esquema de corrupção no ministério — o ministro já foi solto. 

Também há suspeita de interferência do presidente Jair Bolsonaro nas investigações. Uma interceptação telefônica feita pela Polícia Federal foi revelada na semana passada, na qual o ministro, em conversa com a filha, afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria ligado dizendo que estava com um “pressentimento” de que haveria alguma ação contra o chefe do MEC. “Hoje, o presidente me ligou. Ele está com um pressentimento novamente de que podem querer atingi-lo através de mim, sabe?”, disse Ribeiro à filha.

Os indícios de interferência do presidente motivaram a transferência das investigações da Justiça Federal de Brasília para o STF, onde o caso foi distribuído para a ministra Cármen Lúcia, que será a relatora.

Fonte: Veja


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp