Universo Piauí Publicidade 1200x90
09/06/2022 às 10h35min - Atualizada em 09/06/2022 às 10h30min

Prefeitura orienta sobre descarte irregular de lixo em vias públicas de Teresina

Para realizar denuncias, as pessoas podem utilizar o whatsapp do Programa Lixo Zero

RTV Cris Sekeff - rtvcrissekeff.com.br
Foto: Divulgação Semduh

A Prefeitura de Teresina, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), informa que realiza quinzenalmente mutirões de capina, varrição e transbordo em pontos “viciados” (costumeiramente usado de forma irregular) de descarte de resíduos. Para cada tipo de material, a Secretaria dispõe de serviços que a população pode procurar para se desfazer de materiais recicláveis ou não. Paralelo a estas ações, ainda é comum o flagrante de disposição de lixo irregular em Teresina, como é o caso de uma calçada, no entorno de um condomínio, no bairro Campestre, zona Leste da cidade.

“Nós já monitoramos esse ponto de descarte irregular. É um dos muitos que tem na cidade e que são “viciados”, ou seja, a Prefeitura limpa, mas a população torna a jogar lixo de novo. A coleta domiciliar acontece às terças, quintas e sábados. Já a limpeza de calçadas, ruas e praças da região também são realizadas constantemente por meio da empresa CTA”, explica o coordenador de limpeza pública da SEMDUH, Fabricio Amaral.

Para realizar denuncias, as pessoas podem utilizar o whatsapp do Programa Lixo Zero (86 9.9402-3074). Todas as denúncias são anônimas e podem ser enviados vídeos, fotos e informações sobre locais onde são feitos os descartes irregulares. Com as denuncias as equipes do Lixo Zero podem identificar os infratores e aplicar as penalidades previstas em lei.

Veja abaixo como realizar o correto descarte de resíduos:

Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRRs): Distribuídos por todas as zonas da cidade os contêineres na cor laranja são para colocar restos de material de construção e/ou reformas (limitado a 1 metro cúbico ou uma carroceria pequena), móveis usados e podas de árvores.

Atualmente, a Prefeitura de Teresina disponibiliza 56 PRRs, mas enfrenta problemas quanto ao uso indevido dos containers. “Muitas vezes, a pessoa coloca o lixo do lado do PRR, ao invés de colocar dentro. Também é comum jogarem lixo doméstico e animais mortos, o que não é permitido. Ao lado de cada container tem uma placa explicando as regras, mas as pessoas teimam em não obedecer”, diz o secretário da SEMDUH Edmilson Ferreira.

Postos de Entrega Voluntária (PEVs): Existem 21 PEVs em Teresina, também distribuídos em todas as zonas da cidade, especialmente em praças. São lixeiras coloridas que armazenam material reciclável: vidro, metal, papel e plásticos. Nesses PEVs há um funcionário da limpeza pública para orientar a população sobre a forma correta de armazenar esses materiais, além disso, todos os materiais estão listados na própria lixeira. Quando há mais de 50 quilos de material reciclável a ser recolhido, a Prefeitura busca esse material sem custos, basta ligar e agendar o recolhimento. A coleta gratuita de material reciclável também acontece rotineiramente em condomínios e empresas.

Coleta domiciliar: Em dias alternados, os caminhões da coleta domiciliar recolhem os sacos de lixo em toda a cidade. Os resíduos devem ser armazenados em sacos plásticos resistentes, devidamente amarrados. Caso contenha material cortante, é necessário colocar esse material dentro de uma caixa de papelão e fechar a caixa com fita, para garantir a segurança das equipes de limpeza.

Como denunciar:

Pelo whatsapp do Programa Lixo Zero (86 9.9402-3074).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://universopiaui.com/.
Fale pelo Whatsapp
Obrigado por acessar nossa página.
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp